TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2007 - SP Empresas - SP Restaurantes
Modelos de Cardápios - FÊNIX TECNOLOGIA E MARKETING DIRETO
Veja portifólio de sites
Veja portifólio Área Gráfica
SP Empresas
(11) 3257-0098
"Os cardápios também fazem parte dos ingredientes de sucesso de uma casa, são as preliminares visuais e sensitivas de uma relação entre boca, garfo e prato!!!"


Elaborando um cardápio perfeito

A elaboração de um cardápio adequado, bem trabalhado e coerente com o público alvo é uma das ferramentas de marketing que é utilizada em hotelaria para ajudar a alavancar e a impulsionar as vendas do setor de alimentos e bebidas. O "layout" de um menu deve merecer cuidados especiais no que diz respeito à composição, redação e apresentação, porque isso pode influenciar o julgamento dos clientes e ajudar na construção de impressões sobre os serviços hoteleiros ofertados.

A capa e as cores escolhidas para compor um cardápio ou menu devem refletir a imagem do restaurante, auxiliando na identificação de sua tipologia, coerentes com o ambiente encontrado. Para tanto, a escolha do papel adequado é o primeiro passo para a confecção e sucesso de um cardápio. Este deve resistir ao manuseio freqüente e ao rápido desgaste do conjunto. O ideal é que o estabelecimento comercial confeccione cardápios novos a cada três meses.

O cliente tem que ter a disposição o maior número de informações sobre os ingredientes que compõem os pratos trabalhados no menu. Isso faz com que as escolhas sejam feitas com maior facilidade e os serviços, agilizados. Deve-se também evitar o uso de "nomes fantasias" de pratos e o uso freqüente dos termos "à/ao" deve ser restrito, principalmente em pratos escritos em língua estrangeira. Além disso, o cuidado com erros de ortografia é essencial para não denegrir a imagem do estabelecimento e complicar na hora da retirada do pedido pelos garçons.

O cardápio pode estar recheado de atrações visuais (fotos e ilustrações), táteis (figuras com relevos) e ofertas aos clientes. Todas essas estratégias inseridas no menu servem como mola propulsora para as vendas locais.

A sugestão da casa, por exemplo, é uma maneira que os restaurantes encontraram de oferecer a seus clientes pratos diferenciados que privilegiam produtos da estação ou matérias-primas sazonais. Esta estratégia de venda também favorece a criatividade dos chefs de cozinha, que têm a possibilidade de realizar testes prévios de pratos antes de sua inclusão definitiva no cardápio original.

Já os pratos do dia são normalmente feitos a partir de produtos que estão com sua data de validade próxima ou matérias-primas que estão na finalização de seu ciclo de vida. Opta-se por oferecer mais um prato ao cliente e, normalmente, ele possui grande procura e rotatividade.

 Se o objetivo maior da hotelaria é satisfazer as necessidades de seus hóspedes, então não podemos desprezar as crianças, que são clientes potenciais. Para elas, a confecção de um cardápio infantil e especial se torna necessário. O visual neste caso é fator chave de sucesso. A utilização de cores quentes (amarelo, vermelho, laranja), personagens infantis e a possibilidade de interação com o cardápio são essenciais para mantê-las entretidas e facilitar a aproximação com futuros clientes.

Os termos utilizados devem ser simples, de fácil compreensão, bem como os pratos trabalhados. As porções devem ser adequadas às crianças e os preços ajustados a tais porções. Por isso, não há necessidade de uma extensa oferta de pratos, basta três ou quatro que atendam às exigências dos pequenos consumidores.

Outros produtos trabalhados nos cardápios e que são grandes geradores de caixa são as sobremesas e as bebidas alcoólicas, por isso a necessidade de reservar um espaço para eles ou, ainda, desenvolver um cardápio especial de bebidas ou uma carta de vinhos. Ganha-se muito a cada dose servida ou a cada fatia de torta holandesa vendida, e ninguém resiste a um carrinho de sobremesas passando entre as mesas ou fotos realistas que aguçam os olhos de glutões e fazem a alegria dos adeptos da refeição completa.

O importante é saber fazer uso do cardápio para auxiliar na venda de produtos e ter consciência de que um menu bem trabalhado é uma ótima ferramenta promocional para o restaurante e também para o hotel, além de uma poderosa arma no desenvolvimento e fixação de uma marca.


Autor: Nilson Maranhão Moreira
Fonte: Webartigos.com
Cardápios para Restaurantes, Lanchonetes, Hotéis, Motéis, Churrascarias, Buffets, etc.
Modelos de CARDÁPIOS
SP Restaurantes
BREVE
GARANTIA DE QUALIDADE E DURABILIDADE
SP EMPRESAS / SP RESTAURANTES
Clique e amplie
CLIQUE E VEJA TAMBÉM:
Cardápios SP Empresas
Cardápios SP Empresas
ENTREGAMOS EM TODO O BRASIL
(11) 3257-0098
Cardápios Plasificados
Cardápios Plastificados
Cardápios com folhas plastificadas e
encadernação Wire-o
LIGUE E PEÇA UMA VISITA
Cardápios para restaurantes, motéis, hotéis, lanchonetes, pizzarias, churrascarias, pousadas, bares, boates, casas noturnas, bufetts, clubes, etc
SP Empresas
Cardápios Especiais
Cardápio Sushi
UM NOVO CONCEITO EM CARDÁPIOS